Monitorando a banda de sua Internet – pfSense + Zabbix

94 Comments

Saudações!

Neste artigo vou ensinar como monitorar a banda utilizada do seu link Internet, utilizando o Zabbix. Para esse artigo, vou utilizar como Firewall o pfSense, solução free baseada em FreeBSD, que ensinei a instalar neste artigo: Instalando o pfSense.

Resumidamente,  o que vamos fazer, é monitorar o volume em bytes que entra e sai de uma interface de rede em determinado período de tempo. Isso quer dizer que, com pequenas alterações, você consegue monitorar não só o pfSense, mas qualquer outro sistema.

O pfSense possui um sistema de pacotes, onde varios softwares e recursos podem ser instalados sem precisar se aventurar pela linha de comando. O agente Zabbix é um desses pacotes. Mãos a obra!

Cenário:

Cenario 1

Cenario 1

Nossa meta é fazer com que o Zabbix leia as informações da placa de rede WAN do pfSense, que é identificada no sistema por “re0” (FreeBSD).

Instalação do agente Zabbix no pfSense:

Abra a interface gráfica do pfSense e acesse o menu System > Packages:

zab_pfsense_2.fw_

Na guia “Available Packages”, encontre o pacote do Agente Zabbix e clique no botão “+” do lado direito da descrição. No meu caso, instalei a versão 1.8 por ser a estável, mas também tem a versão mais recente 2.0.8.

zab_pfsense_3.fw_

Após a instalação, o pacote fica disponível no menu Services > Zabbix Agent. Acesse o menu para a configuração do Agente. Basta preencher conforme a figura:

Untitled-4.fw_

Agente configurado, agora vamos criar o Host no Servidor Zabbix!

Criando o Host no Servidor Zabbix:

Acesse a interface do seu Servidor Zabbix e navegue até Configuração > Hosts. Clique no botão “Criar Host”.

Preencha o nome do host igual você configurou o campo “Hostname” no pfSense. Repita o procedimento no campo “nome visível” e “nome DNS”. Voce também deve adicionar o host a um grupo e configurar o endereço de IP local, que vai comunicar com o host monitorado.

zab_pfsense_5.fw_

Com o host criado, você vai perceber que o ícone “Z” vai estar apagado ou em vermelho, o que quer dizer que, apesar de criado, não há nada sendo monitorado nesse host. Vamos criar um novo item de monitoramento.

Criar um item monitorado:

Na tela de visualização dos hosts, ao lado do host recém criado, clique em “Itens”. Na tela que se abre, clique no botão “Criar item” no canto superior direito.

No campo “Chave” clique no botão ‘selecionar’. Na lista de itens, vamos escolher a chave “net.if.in[if,<mode>]”

Agora vamos preencher as opções:

zab_pfsense_8.fw_

Detalhando algumas opções alteradas:

Chave – Alteramos os campos entre os colchetes. Usamos ‘re0’ no lugar de ‘if’ (interface de rede WAN) e ‘bytes’ no lugar de ‘mode’;
Unidades
– Preenchi como “bps” pois é o padrão de visualização para trafego de rede;
Usar multiplicador customizado – O agente Zabbix vai colher os valores em Bytes. Usando o multiplicador, podemos usar a unidade de medida ‘bit’;
Armazenar valor: Delta (alterações / seg) – Quem é usuário Windows e olha as propriedades de rede, vê que os valores mostrados são sempre valores incrementais. Por isso é necessário calcular o Delta para mostrar apenas o valor real e as variações dos valores.

Pronto, item criado, clique no botão ‘Salvar’!

Agora uma dica: O Zabbix oferece a opção de clonar itens, gráficos, etc. Dessa forma economizamos trabalho. Vamos ver como funciona:

Clique sobre o item recém criado e depois sobre o botão “Clonar”.

É criado um novo item com as configurações do antigo. Vamos alterar apenas o que nos interessa, como na figura:

zab_pfsense_9.fw_

Perceba que apenas alteramos o título, descrição e a chave, que monitora a saída (upload) da placa de rede WAN do pfSense. Clique em “Salvar”.

Agora temos dois itens cadastrados no host pfSense!

Criando um gráfico:

Agora vem a parte divertida. Pegar os dados recolhidos pelo agente e mostrar isso em um gráfico.

Na tela Configurações > Hosts, ao lado do host pfSense, clique em “gráficos” e na tela seguinte, no botão “criar gráfico” no canto superior direito.

Dê um nome para o seu gráfico e escolha “normal” para o tipo do gráfico. Mais abaixo, no campo itens, clique em adicionar. Selecione o item criado anteriormente “Trafego de Entrada WAN” e depois repita o processo com o outro item “Trafego de Saida WAN”.

Você pode escolher estilos e cores para a apresentação do seu gráfico. No meu exemplo, deixei dessa forma:zab_pfsense_10.fw_Antes de salvar, você pode clicar na guia “Visualizar” para ver o resultado final do gráfico, ajustar as cores, tamanho, etc. Quando estiver do seu agrado, clique no botão “Salvar”.

Agora seu gráfico estará disponível no menu Monitoramento > Gráficos. Configurado da forma ilutrada acima, o resultado final é esse:

zab_pfsense_11.fw_

Espero que tenha gostado do artigo. Em breve, mais posts sobre itens e gráficos do Zabbix.

Um abraço e até a próxima!

Profissional com mais de 10 anos de experiência em redes, infra estrutura, ambientes Windows e Linux. Atualmente trabalha com tecnologias open source para monitoramento, backup, virtualização e segurança da informação.

Sobre o blog M2 Networks

Esse blog é mantido para ajudar profissionais de TI e clientes que querem conhecer melhor as ferramentas utilizadas pela M2 Networks.

Consulte-nos

Gostou do artigo e quer saber mais como podemos ajudar a manter a tecnologia alinhada ao seu negócio? Entre em contato e solicite a presença de um especialista.

Assine nossa newsletter

Mais artigos

Todos os posts
94 Comments
  1. Responder

    Muito bom, aqui estou monitorando a rede lan(em0), um link da Netvirtua(re0) de 60Mbs, e outro link da Vivo(re1) de 15Mbs.

    • Willian Rodrigues
    • 3 de abril de 2017
    Responder

    Otima tarde Marcelo!
    Ve se você consegue me ajudar. Gostaria de monitorar o ip dinamico da internet. Quero saber quando ele muda sem a necessidade de usar no-ip. Sera que existe essa possibilidade?

    • Responder

      Olá. Você pode criar um item usando um UserParameter. Use o comando ‘curl ipinfo.io/ip’, que retorna seu IP público. Aí você pode criar um Trigger que te avisa se o último valor for alterado. Farei um tutorial de UserParameter em breve.

    • Paulo
    • 15 de fevereiro de 2017
    Responder

    Bom dia Marcelo tudo bom? Ver só estou querendo saber se temos como monitora os computadores sem ser pelo ip, so pelo nome. Pois na minha estrutura deu problemas uma vez, na net tive que resetar o modem e internet parou de funcionar, depois que tirei os ips das maquinas voltou a funcionar.Ou tem outra configuração que faça, porque os ips na maquina estão tudo fixo

    ex: Diretoria- 01 ip 192.168.1.200
    financeiro 02 ip 192.168.1.201

    • Responder

      Paulo, realmente o ideal é que sempre se use nome em vez de endereços IP. Esse é um assunto bem extenso, mas te resumindo, você precisa de um servidor DHCP (que distribui IPs na rede) e também de um DNS (que resolve nomes na rede). Tenta dar uma lida sobre isso que sua rede vai ficar 10!

    • Thomaz Muri
    • 14 de novembro de 2016
    Responder

    Olá Marcelo, tutorial de bastante ajuda. Agora uma dúvida, como faço para monitorar a interface wan e ser avisado se o link ficar down? Tenho um cliente que tem 2 links, e quero controlar isso quando um deles estiver down.

    • Responder

      Você pode fazer um item que pinga o gateway de determinado link. Dessa forma você consegue identificar quando há uma queda.

    • Marcelo Rodrigues
    • 26 de julho de 2016
    Responder

    Boa tarde!

    Como faço para monitorar o zabbix través do openvpn?

    • cicerob
    • 15 de julho de 2016
    Responder

    Bom dia Medeiros,
    Em busca de uma solução para um problema que estou enfrentando, acabei caindo em seu post, do qual se aproxima um pouco do que preciso. Espero que possa me ajudar. Seguinte: preciso monitorar um link sem estar conectado ao mesmo.
    Onde trabalho temos dois links, o principal e o redundante. Por motivos inerente ao gerenciamento de energia, tivemos que adquirir outro link com uma característica específica: ip fixo(externo). No entanto, trata-se de um link exclusivo para esse fim (conectar a empresa energética aos medidores de energia através de uma VPN). Preciso monitorar esse link com muita segurança, haja vista que, caso o link caia por um determinado período de tempo, seremos penalizados com uma multa definida pela concessionária de energia.

    Como faço para monitorar esse link através do ip externo sem estar conectado ao link diretamente?

    Desde já agradeço.

    • Fred Vieira
    • 10 de setembro de 2015
    Responder

    Olá, Marcelo! Estou com a mesma situação do Renan, sou iniciante no Zabbix, mas tentei fazer o que você disse mas não tive sucesso. Acho que seria interessante se houvesse um item ou uma trigger que eu apontasse para a placa de rede que eu desejo e fazer com que ela ping um endereço externo e caso não houvesse resposta o link estaria offline. Caso dessa forma não dê certo nos ajude com uma solução por favor.

    Obrigado!

    • Responder

      Olá Fred! Essa solução existe e é ainda mais simples. Basta você selecionar a chave “ping” na hora de criar um Item e apontar para um host externo (8.8.8.8 por exemplo). O artigo se refere a monitorar a utilização do link. Um abraço!

    • Wanderton
    • 3 de agosto de 2015
    Responder

    Olá, parabéns pelo blog mais não consigo visualizar as imagens da postagem “Monitorando a banda de sua Internet – pfSense + Zabbix”, peço que verifique o problema.
    Agradeço!

    • Responder

      Olá Wanderton tudo bem? Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Cliciano
    • 2 de agosto de 2015
    Responder

    As imagens do tutorial não estão aparecendo…

    • Responder

      Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Alvaro Neto
    • 30 de julho de 2015
    Responder

    Outra coisa quando crio os itens eles ficam com o status não suportado por que ? Poderia me dar uma luz ?

    • Responder

      Olá Alvaro tudo bem?

      Você precisa verificar qual o nome da interface de rede no seu pfSense. No FreeBSD, o nome da interface tem relação com seu fabricante. Exemplo: Placas da Realtek geralmente vem como ‘re0’ ou ‘re1’. As da Intel se eu não me engano vem como ‘em0’ ou ‘em1’. Verifique seu ambiente, e na hora de criar o item, altere conforme necessário.

    • Alvaro Neto
    • 30 de julho de 2015
    Responder

    Bom dia Marcelo,

    As imagens do site não estão aparecendo, gostaria muito de seguir o tutorial! Valeu !

    • Responder

      Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Israel do Amaral
    • 27 de julho de 2015
    Responder

    Olá Marcelo, não estou conseguindo ver as imagens do seu tutorial. você as retirou?

    Atenciosamente,

    • Responder

      Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Elizeu Freitas
    • 26 de julho de 2015
    Responder

    Olá, você poderia verificar porquê não estão aparecendo as imagens de seus exemplos?

    • Responder

      Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Elizeu Freitas
    • 22 de julho de 2015
    Responder

    Olá Marcelo, gostaria de saber porquê as imagens de demonstração não estão aparecendo.

    Gostei do seu tutorial, más queria ver as imagens pois seria de grande ajuda.

    • Responder

      Fiquei um tempo sem acessar o painel do blog e não vi os comentários. Já estou arrumando isso. Obrigado pelo aviso!

    • Paulo Fernandes
    • 9 de julho de 2015
    Responder

    Olá Marcelo boa tarde, primeiramente quero agradecer pelas dicas do seu blog, porém estou tendo problemas para visualizar as imagens que explicam como configurar o zabbix no pfsense, segue o link abaixo que não visualizo, poderia verificar por favor, ou se tiver algum outro local que tenha esta sua documentação. fico no aguardo e desde já muito obrigado:

    http://www.blogdomedeiros.com.br/monitorando-a-banda-de-sua-internet-pfsense-zabbix/

    • Hemerson
    • 8 de julho de 2015
    Responder

    Olá Marcelo muito bom seu blog
    Não consigo visualizar as imagens..
    Obrigado

    • Hemerson
    • 7 de julho de 2015
    Responder

    Olá amigo primeiramente muito bom seu Blog,
    Não estou conseguindo visualizar as imagens desse tuto, é possível add novamente?
    Obrigado

    • Hugo
    • 7 de julho de 2015
    Responder

    Bom dia, as imgs não estão aparecendo se puder coloca-las novamente..Abraço

    • Cauã Lourenço
    • 18 de junho de 2015
    Responder

    Ola de novo Marcelo, acabei de realizar este procedimento com o Zentyal + Zabbix, apenas instalei o zabbix-agent na maquina que roda o zentyal e configurei o arquivo “/etc/zabbix/zabbix-agent.conf” conforme sua imagem de configuração do zabbix-agent. Deu tudo certo aqui. Obrigado pelo excelente artigo. 😀

    Obs: Estou usando o zentyal 4.0.9 e o zabbix 2.4.

      • Marcelo Medeiros
      • 19 de junho de 2015
      Responder

      Show de bola Cauã! Fico feliz que tá tudo funcionando aí! Boa sorte, abraços!

    • Cauã Lourenço
    • 18 de junho de 2015
    Responder

    Ola. Ótimo artigo, esta de parabéns. Estou com uma duvida, eu uso o zentyal, e atualmente estou instalando zabbix, queria saber se é possível fazer esse monitoramento com o zentyal + zabbix.

      • Marcelo Medeiros
      • 19 de junho de 2015
      Responder

      Oi Cauã! A instalação é similar à instalação do agente no Linux. Só se atentar ao nome das interfaces. Abraço!

    • Davi
    • 6 de maio de 2015
    Responder

    Ola, segui o tutorial e ate a parte de adicionar o host esta ok, ele esta ativo, mas no item criado para o trafego de wan ele aparece uma mensagem de erro: Not supported by Zabbix Agent.
    No pfsense eu instalei o agente, Agent zabbix2-agent-2.2.5 pkg v0.8.3, não instalei o proxy.

      • Marcelo Medeiros
      • 25 de maio de 2015
      Responder

      Oi Davi, tudo bem?
      Desculpe a demora na resposta! Dá uma olhada no nome da sua interface de rede no pfSense (re0, re1, etc) e verifica se no item do Zabbix está correto. Provavelmente é isso! Abraços!

    • Alan Alves
    • 25 de abril de 2015
    Responder

    Belo tutorial Marcelo, poderia me tirar uma duvida? Fiz todas as configurações iguais ao seu exemplo porém os itens aparecem com o status de “Não suportado” oque pode ser?

    Grato,

      • Marcelo Medeiros
      • 25 de maio de 2015
      Responder

      Olá Alan, tudo bem?

      Dá uma olhada no nome da sua interface de rede no pfSense (re0, re1, etc) e verifica se no item do Zabbix está correto. Dependendo da sua placa mãe, o nome da interface de rede pode mudar. Não é igual no Linux que é sempre eth0. No freeBSD depende do fabricante. Realtek por exemplo é “reX” (re0, re1, etc). Provavelmente é isso! Abraços!

    • Eric Almeida
    • 2 de abril de 2015
    Responder

    Bom Dia Marcelo.

    Muito bacana seu tutorial, segui o mesmo e não obtive exito.

    No zabbix em graficos fica NO DATA.

    Parece que não está recebendo os dados.

    Poderia me ajudar ??

    Obrigado desde já.

      • Marcelo Medeiros
      • 8 de abril de 2015
      Responder

      Respondendo no comentário seguinte.

      • Eric Almeida
      • 2 de abril de 2015
      Responder

      Corrigindo minha postagem.

      Dentro de Hosts > Items.

      No Status fica NOT SUPPORTED, creio que esteja ai o erro, como posso corrigi-lo ??
      Obrigado novamente.

        • Marcelo Medeiros
        • 8 de abril de 2015
        Responder

        E aí Eric tudo bem?
        Quando o status NOT SUPPORTED é exibido, quer dizer que há algum problema na chave do item. Verifique se o nome da placa de rede do pfSense está certo no item. No meu tutorial, repare que utilizo o nome da placa como re0, pois é uma placa da Realtek e é assim que o FreeBSD a identifica. Dependendo do fabricante da NIC, o nome no sistema pode variar e se você utilizar o nome errado, ele vai dar esse erro. É bem provável que seja isso! Teste e retorne. Abraços.

    • Alexeiev F. de Araújo
    • 1 de abril de 2015
    Responder

    Bom dia Marcelo.
    Estou com o seguinte senário e precisando de uma ajuda…
    Tenho um PFsense como Gateway de uma rede que roda OSPF entre seus roteadores e o tráfego que chega no PFsense é sempre de Ips de redes distintas da dele. Ele tem uma interface na LAN dessa rede (sempre /30), uma interface para WAN e uma interface na DMZ. Preciso monitorar com o zabbix o tráfego de cada usuário dessa rede LAN, pegando o sentido que vai para WAN e para DMZ, pois cada saída tem limitadores diferentes e preciso gerar esses relatórios de banda utilizada. Tem alguma ideia de como fazer isso?
    Obrigado.

      • Marcelo Medeiros
      • 8 de abril de 2015
      Responder

      Acho que é bem complicado monitorar um IP em específico, nunca vi um cenário com essa necessidade. O que você poderia fazer, é monitorar as portas de um switch gerenciavel por SNMP. Aí você poderia mapear cada usuário em sua porta do switch e adicionar ao Zabbix. Creio que seja uma solução válida.

      Boa sorte!

    • Fabio Mazzi
    • 24 de março de 2015
    Responder

    Parabéns Marcelo, teu site tem ajudado muito, fico uma dúvida.
    Tenho uma matriz e duas filiais na matriz o zabbix e o pfsense estão rodando perfeitamente inclusive fiz alguns ajustes a partir de artigos seus, porém preciso instalar na minha filial o zabbix proxy, mas estou confuso quais dados colocar. A principio iria usar o zabbix proxy que tem no proprio pfsense.

    Saberia me indicar algum material ou dar alguma dica?

      • Marcelo Medeiros
      • 9 de abril de 2015
      Responder

      E aí Fábio, tudo bem?

      O proxy Zabbix via pfSense funciona bem, apesar de algumas incompatibilidades de versões. Estou escrevendo um tutorial a respeito, porque é um assunto bem procurado. Não achei na Internet nenhum tutorial bem explicado sobre isso. Por favor, volte ao blog em breve e o artigo já deverá estar pronto. Estou apenas finalizando o ambiente de teste.

      Abraço!

    • Ailton Santos
    • 15 de março de 2015
    Responder

    Muito bom parabéns

      • Marcelo Medeiros
      • 16 de março de 2015
      Responder

      Obrigado Ailton! Espero que tenha ajudado. Abraços.

    • Antonio Gomes
    • 26 de fevereiro de 2015
    Responder

    Marcelo,

    Eu queria monitorar apenas se os links está up ou down, é possivel fazer com a chave net.if[]?

      • Marcelo Medeiros
      • 26 de fevereiro de 2015
      Responder

      Tudo bem Antonio?
      Nesse caso, você pode usar um simple check para dar ping no Gateway da sua operadora, ou nos DNSs do Google. Aí você evita o falso positivo que pode acontecer, quando o serviço de Internet cai, mas a sua rede entre firewall e modem funciona. Abraço!

  2. Responder

    Olá Marcelo bom dia;

    Tenho uma empresa e estou usando o zabbix já esta quase tudo pronto só me falta uns últimos acertos para eu finalizar o programa como por exemplo:

    ->Como coloco uma imagem de fundo em meu mapa?
    ->Eu não estou conseguindo colocar o “macro” de trafego de link porque sou provedor de internet e quero medir o meu consumo de link de entrada e saida mais não consigo.Sera que é porque tenho que criar algum item? porque se for eu criei os 2 de entrada e saida e coloquei os macros dele no mapa mais não deu certo.Poderia me ajudar?
    -> e a outra questão tem a ver com o “item” comsumo do link porque para eu criar um gráfico de entrada e saida eu preciso que esteja funcionando e não esta.

    Desde já agradeço a ajuda e por favor poderia me responder o mais rápido possível?!

    Att.

    Rudiere Garnier

      • Marcelo Medeiros
      • 4 de fevereiro de 2015
      Responder

      Tudo bem Rudiere? Vamos as questões:
      1. Pra imagem de fundo vá em “Administração > Geral”, depois no menu do lado direito selecione “Imagens”. Depois no menu abaixo, selecione “Fundo” e clique em “Criar Fundo”. Adicione a imagem que você deseja e no momento de criar ou editar o mapa, selecione o fundo desejado.
      2. A sintaxe da macro precisa ser dessa forma: {Computador:chave_completa[parametros].ast(0)}. Um exemplo de trafego de entrada na placa eth0: {servidor1:net.if.in[eth0,bytes].last(0)}.
      3. Preciso que me fale como você criou o item, quais parâmetros usou e se as placas de rede foram especificadas corretamente.

      Boa sorte!

    • Iuri Bertto
    • 12 de novembro de 2014
    Responder

    Belo post Marcelo!! Eu consigo utilizar esse zabbyx para ao invés de monitorar as placas de rede do pfsense, monitorar um usuário por IP? Por exemplo, minha rede tem 30 computadores e de vez em quando alguém começa um download do nada, porém tenho algumas pessoas que suspeito. Os ip’s são todos fixos pelo DHCP do firewall, teria como eu criar la nos hosts ou em algum lugar algo que me mostrar no final um grafico do trafego de algum determinado IP?

    Obrigado.

      • Marcelo Medeiros
      • 24 de novembro de 2014
      Responder

      Tudo bem Iuri? O que dá pra você fazer, é monitorar os hosts da sua rede mesmo, instalando o agente nos micros ou usando SNMP. Não lembro de cabeça se apenas monitorando o firewall, você consegue identificar a origem do trafego e pegar pelo Zabbix, creio que não. Qual firewall você usa? Abraços!

    • Tiago Oliveira
    • 15 de setembro de 2014
    Responder

    Ótimo post. E o bom do seus posts que não é apenas um copiar e colar, e sim, passa realmente o conhecimento. Parabéns!!!

    Abraço!

      • Marcelo Medeiros
      • 15 de setembro de 2014
      Responder

      Opa Tiago! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Faltou tempo esses meses para voltar a ativa, mas vou fazer uma força.

      Grande abraço.

    • David
    • 15 de setembro de 2014
    Responder

    Obrigado pelo retorno Marcelo,
    Realmente é isso mesmo, teve uma hora de pico que foi para MBPS eu tenho um link adsl de 15 e um de 10 dedicado ambos com ip fixo.
    estou testando o pfsense para colocar em produção.
    e por isso tbm instalei o agente do zabbix nele.
    Estou com o zabbix appliance hyper-v 2.0 baixado direto do site deles, e tem um mais novo 2.2 vi que tem algumas correções na versão 2.2 quero migrar as coisas que tenho, switch servidores dispositivos e etc.
    Obrigado Deus abençõe pela colaboração e o tempo disponibilizado.

      • Marcelo Medeiros
      • 15 de setembro de 2014
      Responder

      Eu que agradeço pela visita novamente. Abraços

    • David
    • 15 de setembro de 2014
    Responder

    Obs.: Estou com o zabbix appliance 2.0 na realidade preciso ate migrar para o 2.2

      • Marcelo Medeiros
      • 15 de setembro de 2014
      Responder

      A atualização é relativamente simples. Vou postar um topico sobre isso! Abraço!

    • David
    • 15 de setembro de 2014
    Responder

    Marcelo primeiramente obrigado pelo tutorial, ficou show.
    Tira só uma duvida no meu ele está mostrando no grafico KBPS e no seu MBPS fiz o procedimento e no meu está KBPS, como posso mudar?
    Obrigado
    Att.
    David

      • Marcelo Medeiros
      • 15 de setembro de 2014
      Responder

      E aí David blz? Obrigado pela visita!

      Será que seu link não está com pouco uso e por isso tá mostrando em Kbps? Porque no meu ambiente o uso do link é pesado o dia todo, por isso que o uso fica sempre na casa dos Mega. Em compensação, tenho um link secundário que quase não uso e ele apresentar sempre em Kbps.

    • paulo
    • 13 de setembro de 2014
    Responder

    Marcelo, muito bom seu post, continue ajudando a comunidade com sua excelente didática, minha pergunta, qual a velocidade do seu link(Entrda e Saida)? Vejo no mapa que ele está chegando picos de 10Mb e com média de 6Mb. E sobre o multiplicador, pq usou nesse caso? Grande abs

      • Marcelo Medeiros
      • 15 de setembro de 2014
      Responder

      Muito obrigado Paulo! Fico feliz que eu esteja ajudando.

      Respondendo sua pergunta, meu link atual é de 10MB Full (10MB de down e 10MB de up). Realmente ocorrem picos durante o dia todo no meu ambiente, principalmente quando nossos equipamentos de mídia estão atualizando. O multiplicador nós utilizamos para que a informação fique mais amigável. Os dados recebidos são expressos em bits, então usamos o multiplicador x8 para que possamos ler a informação em bytes (1 byte = 8 bits). Sem o uso de multiplicadores, a informação apareceria de forma bruta.

      Obrigado pela visita! Abraços!

    • José Waldir
    • 16 de julho de 2014
    Responder

    Boa tarde Marcelo, queria saber como acessar a interface do Zabbix.

      • Marcelo Medeiros
      • 16 de julho de 2014
      Responder

      Olá José Waldir, tudo bem?

      Na realidade depende de como você instalou. O padrão é http://ip_do_servidor/zabbix.

      Acompanhe os arqtigos sobre a instalação e qualquer dúvida poste aqui. Abraços!

    • Igor Rodrigues
    • 29 de maio de 2014
    Responder

    Hum… Agora você me deu uma luz de por onde começar… Vou pesquisar e tentar usar essas ferramentas. Eu achava que daria pra criar uma trigger que pegasse o valor 0 retornado do DNS externo e interpretasse como DOWN, porém, não estava sabendo como fazer a trigger sair por cada interface wan. Vou começar a testar e caso ache a resposta ou tenha alguma dúvida, coloco aqui.
    Muito Obrigado pela ajuda e paciência!
    Abraço

      • Marcelo Medeiros
      • 29 de maio de 2014
      Responder

      Ah Igor, então é exatamente como falei, mais fácil ainda. Você pode fazer assim, pingando um DNS ou o gateway de cada WAN e quando não pingar, disparar o trigger. Você vai criar três itens, um para cada interface de rede (no pfSense as realtek são reconhecidas como re0, re1, re2, etc) pingando seu respectivo gateway ou o mesmo DNS. Cada placa vai ter o seu resultado pois são itens diferentes. Depois você criar um trigger para cada um dos itens nomeando de acordo com a interface. Fica fácil, quando o trigger disparar, como vai ter um nome de trigger de acordo com a interface, você vai saber qual está fora! Tente isso! Abraço e boa sorte!

    • Igor Rodrigues
    • 19 de maio de 2014
    Responder

    Boa tarde, Marcelo.

    Tenho uma dúvida e até o momento não consegui achar em lugar algum uma resposta que possa me ajudar. Segui o seu tutorial e consegui verificar minhas três placas de rede WAN no meu pfsense e ter os relatórios de trafego.
    Agora minha dúvida é a seguinte:
    Como faço pra criar uma trigger ou Web para verificar o status de internet de cada interface? o Alerta eu posso clonar e envio por email ou até mesmo Whatsapp ou telegram agora verificar o status não estou conseguindo. Como faço?

    Desde já, agradeço sua ajuda!
    abraço.

      • Marcelo Medeiros
      • 20 de maio de 2014
      Responder

      Olá Igor, como vai? Obrigado pela visita.

      Se entendi bem, você quer saber o status de sua Internet (saber se está ou não online) é isso? Se for isso é bem simples. Crie um novo item que faça um ping no default gateway de sua placa de rede, ou para um host externo (DNS’s do Google por exemplo). Dessa forma, você pode criar um trigger, que dispara quando o host não responder ao ping.

      Acho que é a forma mais simples e eficaz de fazer esse monitoramento. Caso não seja essa sua dúvida, me explique melhor.

      Obrigado!

        • Igor Rodrigues
        • 29 de maio de 2014
        Responder

        Sim. Eu quero saber o status da minha internet e quero disparar para um DNS externo, porém, quero saber o link de cada Wan. Meu pfsense tem três wan e uma lan, como faço para saber o status up/down de cada wan? não estou sabendo fazer isso.

        Obrigado pela sua atenção.

          • Marcelo Medeiros
          • 29 de maio de 2014
          Responder

          Oi Igor! Então. Se você quer monitorar o status do link faz como te falei anteriormente. Se você quer medir o status de hardware da placa de rede, aí a coisa é mais complicada. Você vai precisar utilizar a ferramenta ethtool do linux e criar um UserParameter, que é um item totalmente personalizado. Teria que usar uma ferramenta do freebsd que retornasse o status da placa de rede e usar isso no item do Zabbix.

    • fabio
    • 10 de abril de 2014
    Responder

    Boa tarde Marcelo Medeiros , eu configurei do jeito com está no tutorial mais quando vou para o navegador que digito o IP que foi colocado no zabixx, não conecta estou como pode me ajudar??

      • Marcelo Medeiros
      • 12 de abril de 2014
      Responder

      Oi Fábio, tudo bem? Pelo que entendi, você não está conseguindo conectar no zabbix, é isso? Caso sim, responda:

      1. Você consegue pingar o IP do servidor Zabbix?
      2. Desabilitou o SELinux (rodando o comando ‘setenforce Permissive’)?
      3. Desabilitou o IPTables para teste (service iptables stop)?
      4. O serviço está rodando no servidor? Para testar use ‘ps -aux | grep zabbix’ e veja se aparece algum serviço rodando.

      Me de um retorno ok? Abraço e obrigado pela visita!

    • Matheus Melo
    • 14 de março de 2014
    Responder

    Olá Marcelo,
    Seria possível monitorar isso em um firewall appliance? um SonicWall por exemplo. Vi que no caso acima ele usa dados recolhidos pelo agente. Daí surge minha dúvida.

    []’s

      • Marcelo Medeiros
      • 18 de março de 2014
      Responder

      Olá Mateus! Ótima pergunta, creio que é possível sim, até porque o Zabbix trabalha com SNMP também, padrão de monitoramento para praticamente qualquer nó de rede. Vou pesquisar como fazer e postar aqui. Obrigado pela sugestão! Abraços

    • Marcelo Medeiros
    • 12 de fevereiro de 2014
    Responder

    Olá Kleber! O que acontece é o seguinte. Seu cliente Windows tem duas interfaces: A local e a conectada na VPN, certo? Para que você consiga acessar a rede local do cliente, é necessário que haja um roteador entre a rede VPN e a rede local do cliente Windows, e nesse caso não há. Seu cliente Windows não roteia pacotes de uma interface para a outra. Se em vez do cliente Windows, fosse outro pfSense (aí sim um site-to-site), você conseguiria pingar normalmente, pois os dois lados roteiam pacotes.

    Aliás, estou terminando um artigo sobre ligação site-to-site no pfSense e devo postá-lo amanhã. Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida.

    Abraços.

    • Kleber
    • 6 de fevereiro de 2014
    Responder

    Olá Marcelo, muito obrigado pela pronta resposta.
    Quando o cliente windows conecta através dele eu consigo enxergar os hosts locais por traz do Pfsense pela range de IP local do pfsense, até aqui tudo certo.
    O que eu quero é acessar a rede local do cliente windows quando ele estiver conectado na VPN, outra coisa que eu também não estou conseguindo é pingar o IP local do cliente windows só consigo pingar o IP que ele recebe do OpenVPN, tipo o IP local dele é 192.168.1.5 eu só consigo pingar o IP atribuido pelo OpenVPN 172.32.1.5
    pelo que você postou acima só consigo enxergar a rede do cliente se estiver usando Pfsense nas bordas tipo site to site?

    • Kleber
    • 6 de fevereiro de 2014
    Responder

    Poderia me ajudar? configurei o OpenVPN no Pfsense para conectar clientes windows, funciona praticamente tudo.. a unica coisa que não consigo é pingar o IP da rede local dos clientes windows só consigo pingar com o IP atribuido pela VPN, ja os clientes conseguem pingar o IP local do Pfsense e dos terminais por traz do mesmo.

      • Marcelo Medeiros
      • 6 de fevereiro de 2014
      Responder

      Olá Kleber!

      Pelo que eu entendi, voce quer, de dentro da rede, pingar o IP local de um cliente remoto da VPN, é isso? Se for isso, não é possível, pois a unica conexão da maquina remota com sua rede é feita pela interface da VPN mesmo. Você consegue pingar o IP local do PFSense porque ele é um roteador e permite que você faça isso. Caso não seja essa sua dúvida, comente novamente.

      Obrigado pela visita! Abraços!

    • Vagner
    • 21 de janeiro de 2014
    Responder

    muito bom esse post,

    coloca mais coisas no tópicos sobre o zabbix, criar telas, gatilhos e etc

      • Marcelo Medeiros
      • 4 de fevereiro de 2014
      Responder

      Olá Vagner!
      Muito obrigado pelo comentário. Estive de férias esse mes, mas agora volto com força total. Abraço!

    • ricardo
    • 20 de dezembro de 2013
    Responder

    Perfeito !!!

      • Marcelo Medeiros
      • 22 de dezembro de 2013
      Responder

      Espero que tenha ajudado Ricardo. Abraços!

        • Renan
        • 29 de julho de 2014
        Responder

        Marcelo eu tenho um servidor zabbix e quero monitorar um fírewall que possui 3 interfaces para acesso à internet. Queria monitorar o status dos links, se está
        “on” ou “off”. poderia me ajudar?

          • Marcelo Medeiros
          • 29 de julho de 2014
          Responder

          E aí Renan, tudo bem?

          Nesse caso, basta criar um item para cada interface, que de um ping em seu respectivo gateway. Depois crie um trigger para, caso o ping não retorne, dispare um alerta de link “off”. Se tiver em dúvida como fazer isso, me avise, que é uma ótima ideia de artigo.

          Abraço

            • Renan Matheus
            • 11 de agosto de 2014

            Marcelo boa tarde!
            Na lógica é isso mesmo, porém no meu servidor Zabbix (v2.2.4) eu não encontro um item que eu possa especificar qual interface fará a ação do ping, entende? o problema é ESPECIFICAR A INTERFACE QUE FARÁ O PING.
            Espero a sua ajuda!

            • Marcelo Medeiros
            • 25 de agosto de 2014

            Oi Renan, depois de pensar bastante aqui, a solução veio e é simples. Apenas crie o item de PING. Um para cada interface, com seu gateway correspondente. O pfSense tem uma tabela de roteamento e o ping vai sair sempre pela placa de rede correta. Exemplo:

            1. Placa de rede 1 tem ip 10.10.0.10 com GTW 10.10.0.1
            2. Placa de rede 2 tem ip 10.20.0.10 com GTW 10.20.0.1

            Quando você dá um ping para o IP 10.20.0.1, o pfSense sabe que tem que sair pela placa de rede 2, não tem perigo de sair pela 1, entende? Então creio que a solução que passei anteriormente vá da certo sim. Teste e me avise.
            Abraços

            • Marcelo Medeiros
            • 18 de agosto de 2014

            Olá Renan, entendi sua dúvida. Vou reproduzir aqui no meu ambiente e te retorno ok? Abraços

Comente